O projeto gráfico é o conjunto de elementos que formam e determinam a estética de um meio de informação. Para fazê-lo, é necessário pensar no público e o objetivo que o material objetiva desempenhar. Tais informações geralmente são coletadas no briefing, em que é realizado uma série de perguntas por parte do designer ou equipe de marketing/publicidade (quem elaborará o projeto) que servirão de base para arquitetarem o projeto.

Como o material precisará ser bem apresentado, a diagramação é item fundamental para impactar e fisgar o leitor, causando interesse nele. Então, precisa-se pensar em seu formato: será uma cartilha, uma revista, livro ou apenas uma agenda ou um calendário? Pense em sua portabilidade, será feito em um formato pequeno – podendo facilmente ser transportado dentro de uma bolsa – ou um formato maior? – ideal para peças publicitárias estáticas. É nesse momento que são definidos as características visuais da peça, como estilo de diagramação, família tipográfica, tipo do papel para impressão e quais cores serão empregas de acordo com o formato e finalidade do projeto (Clique aqui para ver nosso post que abordamos a escolha de cores no material gráfico). Todos esses elementos são responsáveis por lapidar o material. Lembre-se de que é importante cuidar não somente da estética, mas também guiar e atrair o leitor para tal.

Um dos principais responsáveis pela identidade e legibilidade do material é a tipografia, que, precisa ser escolhida de acordo com o objetivo do material, promovendo uma boa leitura para o leitor. Juntamente com contexto do material, vem a escolha do papel, que, diferentemente da tipografia, a escolha do papel implica bastante no custo de produção. Confira aqui o artigo em que falamos sobre os diferentes tipos de papel.

Depois de finalizado o projeto, é hora de nos enviá-lo para darmos vida a ele. O acabamento fica por nossa conta, em que, somos responsáveis pelos processos de laminação, corte, aplicação de vernizes, hot stamping e encadernação. 

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais. 

Fonte: powergraphics e terra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy