A inovação é a exploração de novas ideias com sucesso. Para algumas empresas inovar significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios que envolvem o caixa da organização. Inovar é criar um diferencial competitivo, perceptível e atrativo para clientes e usuários de dada empresa. Dos meios de se fazer, podem ir de melhoria em produtos e serviços, passando pelo lançamento de novos produtos ou serviços inimagináveis, além da criação de uma cultura de adaptabilidade. As estratégias podem ser diferentes: mais focadas em disputas por preço ou a diferenciação de produtos e serviços para praticar preços mais altos.

Neste momento de COVID19, o termo virou realidade para diversas empresas. Avaliar o que precisa mudar, checar alternativas, implementar de forma paliativa as alterações de processos já era rotina de quem buscava mudanças, entretanto, agora os empreendedores passaram a adotar tais meios como forma de garantir a sobrevivência de seus negócios. 

Então, os gestores de empresas precisam saber lidar com incertezas e conseguirem reagir rapidamente e de forma construtiva, criando ambientes de aprendizagens positivos para toda a empresa. Trabalhar em rede, assumir responsabilidade, erros e imperfeições nos processos de trabalho, bem como construir um ambiente de cooperação, são também aspectos essenciais para garantir o bom funcionamento e desenvolvimento da organização. 

É interessante que se procure um equilíbrio entre desafios e oportunidades. Para isso existem profissionais especializados, como: curadoria para executivos e “middle management” que ajudam a encontrar os caminhos mais adequados. É preciso promover uma mudança de atitude que dê espaço para uma visão sistêmica do negócio. O mercado está repleto de cases de sucesso em formas organizacionais, processos, modelos de negócio e produtos. Ter uma postura de aprendizagem, ajuda a enxergar melhor o espectro mais amplo de nossas atuações. Com a Covid-19 ou não, a pergunta que os executivos devem se fazer é: “Onde quero que minha empresa esteja daqui a três anos?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

I accept the Privacy Policy