Todo projeto começa com a comunicação entre o profissional e seu cliente, e esse momento é o mais importante de todo o processo. Para desvendar com precisão aquilo que está, até então, somente na mente de seu cliente, elaboramos algumas questões que precisam ser discutidas antes mesmo do briefing. Confira:
Qual a motivação e inspiração de seu cliente para o produto/serviço que ele irá oferecer ? A inspiração é a base perfeita para você entender o que ele tem em mente e por qual caminho você deve iniciar. Além do mais, a curiosidade acerca da motivação demonstra mais confiança e responsabilidade para seu cliente, já que você se interessa em saber mais sobre o projeto. Mesmo que você seja contratado para executar somente uma parte deste, é importante que você tenha conhecimento dele como um todo, objetivando entender ao máximo sobre, a fim de executá-lo dentro das expectativas de quem te contratou.
Quais as metas do cliente ? Definir metas é fundamental para traçar caminhos e executar ações mais direcionadas. Porém, tenha em mente que talvez as metas que ele deseja alcançar, não depende somente de seu trabalho, mas sim de um conjunto de fatores. O sucesso do projeto depende do alinhamento e da boa execução de todos eles.
E a missão? O que o projeto defende, qual o papel dele na sociedade, no que ele acredita e como ele espera ajudar essas causas ? É indispensável respeitar todas as causas e valores que o projeto visa ter.
Quais são os pontos fortes ? Em que momento ele se destaca dos concorrentes? Foque nas vantagens que o projeto tem – ou vai vir a ter – perante os concorrentes. Conhecer os pontos fracos também é importante para você conseguir elaborar um projeto de ação para resolução dos problemas.
Todo planejamento deve ser criado com foco no público final. Portanto, defina as personas de clientes ideais, através de provas de pesquisas – para a validação das informações. Com bastante calma e muita análise, você conseguirá levantar todos esses dados, que são de extrema importância para o desenvolvimento do projeto.