Para que sua marca se estabeleça e se mantenha firme no mercado, é de suma importância ter ciência dos quatro pilares básicos de marketing: Produto, Preço, Praça e Promoção. O equilíbrio desses elementos é responsável pelo sucesso de uma marca.
Os 4 Ps do marketing (também chamados de Mix de Marketing ou Composto de Marketing) é um conceito criado pelo professor Jerome McCarthy e difundido por Philip Kotler. Esse conceito, nada mais é que, a tradução de todas as funções de marketing para que um produto ou serviço oferecido por uma empresa seja adquirido pelo consumidor. Quando esses quatro elementos (produto, preço, praça e promoção) estão em equilíbrio, a probabilidade de influenciar e conquistar o público é maior.
Como fazer o mix de marketing com a sua marca ?
Para oferecer um produto, você precisa saber identificar qual o comportamento dele no mercado. Algumas perguntas te ajudam a fazer a análise do P de produto:
O P de preço diz respeito ao valor que será cobrado pela solução que você oferece. O preço está diretamente ligado à percepção que seu público vai ter em relação a sua marca. Para estipular tal, veja algumas perguntas à serem respondidas:
O P de Praça quer dizer colocação no mercado. Onde seu público costuma procurar pelo seu produto ou serviço? Vamos às perguntas para facilitar a reflexão:
Esses tópicos irão te ajudar definir onde e como sua empresa deve estar acessível para os consumidores.
O P de promoção é no sentido de promover sua marca e suas soluções. Como seu produto/serviço vai se tornar a solução das necessidades e desejos de seu cliente.
A análise do mix de marketing com a sua marca, dirão a capacidade desta em deixar o público ciente dos seus diferenciais e seus valores agregados. Isso é decisivo na hora da compra de suas soluções, quando, o consumidor se deparar com os produtos e serviços da concorrência.
Gostou do artigo? Compartilhe em suas redes sociais.